terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

LAMENTOS DE UM MOLAR




Meu pensamento vagueia, às vezes sinto como se o que passei fosse apenas uma ilusão, lembranças antigas me vêm e me fazem sofrer. Sofrer?, Sim sofrer, as dores me consomem. As dores causadas pelo descaso de quem deveria ter cuidado de mim.
Meu nome é primeiro molar inferior esquerdo, mais conhecido por 36, isso, doravante serei apenas um número: 36.
Quando nasci, cheguei como todos os novatos: cheio de esperança, de certeza que teria uma vida feliz, seria bem cuidado, viveria limpo, receberia flúor, teria um carinho de um fio dental sendo passado em meus lados. Vocês não imaginam como é gostoso um fio dental roçando na face mesial ou distal de um dente, dá uma coceirinha gostosa, mas isso, eu senti apenas uma vez.
Sendo eu um elemento dental importante, não que os outros não o sejam, mas reconheço a minha importância, pois sou também conhecido como chave de oclusão. Não é à toa que eu e meu irmão – o 46 – somos os primeiros elementos permanentes a surgir na boca da criança, nós somos a garantia de uma boa oclusão, mas para realizarmos nosso trabalho com eficiência precisamos de cuidados básicos e simples, ou seja  precisamos de higiene.
Confesso que fui um pouquinho prematuro, talvez com a pressa de começar meu trabalho, cheguei uns dias antes de meu irmão, então pude vê-lo erupcionando, rompendo a gengiva, radiante, também cheio de esperança, de sonhos de que teria uma vida feliz e contribuiria para a saúde do corpo onde nascera. Mas em poucos dias aconteceu algo estranho, inesperado por nós. Algumas bactérias se alojaram nas cicatrículas e fissuras de meu irmão, ele ficou esperando por uma escova que não veio, e as bactérias grudaram e começaram a aumentar, a multiplicarem-se como uma praga, sufocando meu irmão. Pobre 46 começou a sentir-se doente, a gengiva que o protegia ficou vermelha, começou a sangrar, ele esperando por socorro que não chega, continuou sem receber um banho decente. Em poucos dias seu quadro se agravou, a infecção atingiu o periodonto onde ele se alojava, sentia-se cada vez mais fraco, as dores eram terríveis.
Eu do meu lugar via o sofrimento do 46 sem nada poder fazer, sofria junto torcendo por sua recuperação, de repente, uma luz forte veio sobre nós, uma agulha penetrou na gengiva próximo ao 46, e outra e mais outra agulha, a dor parou, 46 ficou esquisito, parecia dopado. Eu fiquei a observar curioso e temeroso, seria a cura? Teriam resolvido cuidar do meu irmão? Que nada, de repente o vi ser pego por uma ferramenta e violentamente arrancado de sua morada deixando apenas um buraco e o sangue que jorrava do mesmo. Meu irmão pagou com a vida o descaso de uma pessoa que não lhe deu o devido valor.
Agora o medo me domina, já não sinto alegria, a certeza está nebulosa, não confio mais no futuro. Começo a sentir coisas estranhas, talvez seja apenas o pavor que toma conta de mim, pois algumas bactérias, que a meu ver são verdadeiros monstros aproximam-se, começam a invadir minhas cicatrículas e fissuras. Terei eu o mesmo destino? Serei violentamente arrancado do meu lugar? Quando entenderão a importância de um dente? Quando nos verão como órgão que somos? Não somos descartáveis, sem nós todo o organismo sofre. Mas até que aprendam isso, o que me resta é o medo e meus lamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário